Engenheiros visitam Climaespaço

17 de Janeiro de 2018 | Engenharia Eletrotécnica

A 29 de novembro, decorreu a visita técnica à Climaespaço, central de trigeração de produção de energia de elevada eficiência; a rede de frio e calor do Parque das Nações, em Lisboa. Esta iniciativa, organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, contou com cerca de duas dezenas de participantes que foram recebidos pelo Eng. João Castanheira, administrador da Climaespaço.

Esta visita foi constituída por duas partes. A primeira, decorreu em sala, e consistiu na apresentação das características do projeto e da empresa. A segunda parte proporcionou a visita às instalações técnicas da central de produção de energia e à respetiva sala de comando, à qual se seguiu um período de esclarecimento de dúvidas. De entre as características e aspetos relacionados esta central, destacaram-se os benefícios ambientais, os desafios da exploração, os serviços prestados a cerca de 3.500 clientes, e as soluções técnicas escolhidas, como por exemplo, a implementação de um depósito de 5 milhões de litros de água gelada, que possibilita realizar uma gestão inteligente dos custos de produção dessa mesma água, satisfazer a relação de produção/consumo e ainda garantir o respetivo abastecimento.

O CRC de Engenharia Eletrotécnica agradece ao Eng.º João Castanheira e à Climaespaço a disponibilidade e a recetividade para a realização desta iniciativa, e partilha um pequeno vídeo realizado durante a visita à Climaespaço.

Atendendo ao elevado interesse desta visita, cujas inscrições esgotaram rapidamente, e dado continuar a haver interesse por parte dos nossos membros, está prevista uma nova edição para o início de 2018.