Engenheiros visitam Minas de Sal Gema e Termas de Monchique

23 de Setembro de 2014 | Geral, Engenharia Geológica e de Minas

A Visita Técnica às Minas de Sal-Gema e ao Complexo Termal das Caldas de Monchique, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, reuniu na manhã de sexta-feira, 19 de setembro, um grupo de 26 participantes que partiu da Sede da OE em Lisboa com destino à cidade de Loulé.

Após o almoço, o grupo foi dividido por duas visitas, às Minas de Sal-Gema e ao Centro Histórico de Loulé. O grupo de 21 membros da Ordem desceu ao fundo da mina, onde o diretor técnico da mina, Eng. Alexandre Andrade, explicou a geologia do depósito e falou sobre a história, o dia a dia na mina, as aplicações do sal extraído e os métodos de exploração usados no passado (com recurso a explosivos) e no presente (com roçadora mecânica contínua). O grupo visitou instalações no fundo da mina, como o laboratório de qualidade e as oficinas, e uma zona de desmonte em operação e a instalação de britagem. A colheita de amostras de sal-gema foi um ponto alto da visita.

Já o grupo que visitou o Centro Histórico de Loulé foi acompanhado por uma guia da Câmara Municipal, tendo oportunidade de visitar o novo mercado municipal, recentemente reabilitado e vencedor de vários prémios, a Casa Museu Duarte Pacheco, o Museu Municipal de Loulé e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Durante o passeio pelo Centro Histórico, o grupo passou ainda por duas estátuas famosas, em homenagem ao poeta popular António Aleixo e à "Tia Anica de Loulé”, símbolo das mulheres que vendiam na praça.

Terminadas as visitas, o grupo seguiu em direção à Villa Termal das Caldas de Monchique, onde desfrutou de um jantar convívio e pernoitou.

Na manhã de sábado o grupo foi recebido pelo Diretor Técnico da Villa Termal das Caldas de Monchique. Após uma explicação técnica em que o Dr. António Vieira da Silva descreveu a geologia do complexo geológico onde se encontram as captações de água e termas de Monchique e as características únicas no país da água, o programa continuou com a visita guiada ao complexo, onde o grupo teve oportunidade de conhecer in loco os locais já apresentados pelo Dr. António Vieira da Silva, em particular as captações de São João e Santa Teresa.

O regresso a Lisboa fez-se após almoço em Silves.