Engenheiros visitam Veículo de Operação Remota Submarina ROV Luso

28 de Maio de 2014 | Engenharia Geográfica

No passado dia 19 de maio, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica promoveu uma visita técnica ao Veículo de Operação Remota Submarina ROV "Luso”, equipamento fundamental nos trabalhos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

Esta visita contou com cerca de três dezenas de participantes, estando representadas sete especialidades de engenharia, o que demonstra o interesse alargado dos Engenheiros. A visita teve início com uma explicação sobre o modo de funcionamento do ROV e dos instrumentos científicos nele incorporados, tendo-se seguido uma demonstração do veículo em funcionamento no tanque onde são efetuados os testes aos seus equipamentos. Foi ainda possível visitar a cabine de comando do ROV, local onde se planeiam, controlam e analisam as operações do veículo.

Por fim foram mostrados alguns dos resultados das diversas campanhas efetuadas com o ROV Luso, bem como outros projetos da EMEPC, dos quais se podem destacar o Kit do Mar e o M@rBis (Marine Biodiversity Information System).

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica agradece aos Técnicos da EMEPC a sua colaboração, realçando o grande interesse desta visita, patente nas inúmeras questões levantadas pelos participantes.