Engenheiros visitam Zona dos Mármores

02 de Novembro de 2018 | Geral

A Delegação Distrital de Évora e o Conselho Regional de Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveram, no dia 27 de outubro, uma Visita Técnica à Zona dos Mármores (Borba e Vila Viçosa).

A subida à escombreira da Marmoz marcou o início desta visita. Do alto, foi possível observar o núcleo extrativo da Vigária, assim como obter uma visão global de dezenas de pedreiras e escombreiras ao longo do Anticlinal de Estremoz, para além do local onde se deu a batalha de Montes Claros. Este foi o local onde o exército espanhol foi derrotado em 1665, história magnificamente contada pelo orador convidado Eng. Ruben Martins, professor na Universidade de Évora (UÉ).

Sempre acompanhados pelas explicações científicas e técnicas do orador convidado Prof. Dr. Luís Lopes (UÉ), o grupo seguiu para as pedreiras da empresa António Galego & Filhos, Mármores S.A., onde aguardava o Eng. Rui Sardinha (UÉ), Diretor Técnico, para mostrar ao grupo o ciclo de trabalhos que ocorre numa exploração subterrânea, assim como a exploração de mármores a céu aberto.

A tarde iniciou com a Visita ao Museu do Mármore, em Vila Viçosa, que abriu as suas portas em outubro de 2000. Numa fase inicial, este museu esteve localizado nas instalações da antiga estação de comboios desta Vila, passando posteriormente para a  Pedreira da Gradinha, situada à saída de Vila Viçosa para Borba. Este é um local onde já decorreram diversos eventos culturais, revitalizando um espaço que já serviu para a exploração de mármore.

Por fim, foi possível aos participantes visitar o atelier do escultor calipolense César Valério, conhecê-lo pessoalmente, assim como parte da sua história, percurso profissional e apreciar algumas das suas obras.

As explicações preciosas dos oradores convidados foram uma mais-valia neste dia de aprendizagem e descoberta do Mundo dos Mármores Alentejanos.