EPAL acolhe engenheiros em visita técnica

Uma organização do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente

20 de Junho de 2013 | Engenharia do Ambiente

No passado dia 7 de junho, pelas 9h30, partiram da Sede daRegião Sul da Ordem dos Engenheiros um grupo de 49 participantes, rumo aoAqueduto das Águas Livres, a primeira paragem da Visita Técnica ao AntigoSistema de Abastecimento de Águas de Lisboa.

Recebidos por uma equipa da EPAL que acompanhou e guiou toda a visita, osparticipantes começaram por conhecer a história do Sistema deAbastecimento durante a travessia do Aqueduto das Águas Livres. O grupo seguiuo percurso para o Reservatório da Mãe d’Água, local onde foi servido o almoço.

Pelas 14h00, o passeio foi retomado, desta vez a pé até aojardim do Príncipe Real, onde o grupo visitou o Reservatório da Patriarcal.Neste espaço, além da continuidade da história da construção e evolução doSistema de Abastecimento, a guia brindou ainda os presentes com algumascuriosidades históricas sobre Diogo Cão e a vida em Portugal no século XV.

O percurso continuou pela galeria subterrânea do Loreto,durante 410 metros, até ao miradouro de São Pedro de Alcântara, de onde o grupopartiu em autocarro até à Estação Elevatória a vapor dos Barbadinhos, onde estálocalizado o Museu da Água da EPAL. Além da Visita ao Museu, foi neste espaçoque foi servido um pequeno cocktail - "água de honra" -  que assinalou o fim deste programa que,apesar de cansativo e marcado pelachuva, agradou a todos os participantes.