Escola Secundária Domingos Rebelo recebeu a campanha “E um Mundo sem Engenharia?

22 de Abril de 2015 | Geral

A campanha concebida e implementada pela Ordem dos Engenheiros integrou a Semana das Profissões, uma iniciativa  levada a cabo no passado dia 15 de abril, pela Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada.

Três manhãs diferentes do habitual, em que os alunos do  9º e 10º anos foram convidados a conhecer,  e a questionar, os profissionais que vieram em representação  das várias Ordens Profissionais.

A representar a Secção Regional dos Açores (SRAOE) esteve o Eng. António Tavares Vieira que, com disponibilidade e amabilidade , aceitou o convite que lhe foi dirigido.

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, fundador e gerente da empresa Tavares Vieira, LDA,  é um exemplo  vivo de como a Engenharia pode aguçar o espírito inquieto e  empreendedor dos jovens, e oferecer uma vida profissional repleta de desafios.

Durante a sua intervenção, o Eng. Tavares Vieira destacou as exigências do mundo global,  naturalmente mais concorrencial, que os obrigará a aprofundar conhecimentos acerca das opções que aEngenharia, hoje, oferece. Nesta fase de aprendizagem em que ainda se encontram os alunos, considerou  ser fundamental  conhecer a   sua vocação  e  reconhecer as  aptidões  e  capacidades que cada um  possuí,  no sentido de adequar um conjunto de competências pessoais às exigências dos novos tempos.

Aolongo da sessão de sensibilização organizada pela SRAOE,  as diversas Especialidades e Colégios da  Engenharia foram sumariamente apresentadas com o intuito de alertar osalunos para a diversidade de possibilidades e de saídas profissionais que oestudo da Engenharia proporciona.

A Secção Regional dos Açores pretende continuar este périplo pelas escolas dos Açores, estendendo  a  ação de sensibilização a todas as Instituições de Ensino Secundário.

Um objetivo de médio prazo que não seria alcançado  sem o inestimável contributo dos Membros da SRAOE.