Extensão da Plataforma Continental Portuguesa debatida na OE

28 de Maio de 2014 | Engenharia Geográfica

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental promoveram, no passado dia 9 de maio, uma sessão conjunta subordinada ao tema "Proposta de Extensão da Plataforma Continental Portuguesa – Cinco anos após a submissão à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC)”.

Este evento decorreu no auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e contou com a presença do Secretário de Estado do Mar e de inúmeros ilustres convidados, além dos elementos da equipa que trabalhou na elaboração da Proposta.

A sessão teve início com a intervenção do Eng.º Carlos Mineiro Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, que deu as boas vindas aos convidados e à assistência composta por mais centena e meia de participantes.

O Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar e responsável pela preparação da proposta portuguesa, salientou a importância deste projeto para o país e fez um breve historial da génese da proposta nacional para estender os limites da plataforma continental. O coordenador jurídico da proposta Portuguesa, Dr. Paulo Neves Coelho, apresentou as definições jurídicas do art.º 76 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e a forma como foi realizada a ligação com as definições científicas.

O Professor Doutor Nuno Lourenço, enquanto coordenador da componente Geológica/Geofísica da proposta, mostrou os trabalhos e os desafios técnicos e científicos desenvolvidos para fundamentar a pretensão Portuguesa.

As apresentações técnicas terminaram com exposição do Eng. Aldino Campos, coordenador da componente de geomática da proposta, que mostrou o contributo da Engenharia Geográfica nos trabalhos da definição geográfica dos limites da Plataforma Continental de Portugal.

Seguiu-se um período de debate com um conjunto alargado de intervenções, demonstrando o grande interesse suscitado pelas apresentações no público presente na sessão.