Faleceu o Engenheiro António Carvalho Quintela

10 de Março de 2016 | Geral

O Eng. António Carvalho Quintela, prestigiado Engenheiro, Professor e Investigador, faleceu hoje, 10 de março de 2016.
Personalidade reconhecida nacional e internacionalmente na área das obras hidráulicas, António Quintela, Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico (IST) e Investigador no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), dedicou uma parte significativa da sua investigação à inventariação, estudo e publicação de obras hidráulicas antigas do território português, incluindo barragens, canais, reservatórios, aquedutos e máquinas hidráulicas, construídos desde a Época Romana até à Idade Contemporânea.
Da sua carreira de Engenheiro constam intervenções nalgumas das obras mais emblemáticas da hidráulica mundial, como Lomaum e Gove, em Angola, e Cahora-Bassa, em Moçambique.

Com a sua Ordem profissional partilhou muito do seu conhecimento, nomeadamente durante o período em que integrou a Assembleia de Representantes da Região Sul (entre 1988 e 1992 e depois entre 2001 e 2004) e a Comissão de Especialização em Engenharia Hidráulica.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, seguindo o funeral amanhã, após missa de corpo presente, às 14h30, para o cemitério de Torres Vedras.

A Ordem dos Engenheiros lamenta pesarosamente a perda de tão grande vulto para a Engenharia portuguesa e para a comunidade científica nacional.