fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Fotogrametria e Varrimento por Laser em análise na Região Sul

12 de Dezembro de 2011 |


Decorreu no passado dia 18 de Novembro, no auditório da sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, o Workshop subordinado ao tema "Fotogrametria e Varrimento por Laser – Métodos, Tecnologias e Aplicações” promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica.

O programa foi elaborado visando temas orientados para as novas tecnologias, a inovação e o empreendedorismo perspectivando o interesse, em particular dos jovens engenheiros, objectivo amplamente atingido pois numa assistência de quase duas centenas de participantes a grande maioria era jovem.

Na primeira sessão foram oradores a Prof.ª Paula Redweik da Universidade de Lisboa, o Prof. José Alberto Gonçalves, da Universidade do Porto e a Prof.ª Luísa Pereira da Universidade de Aveiro. No âmbito da Fotogrametria os temas variaram desde a apresentação dos mais recentes métodos de processamento à apresentação de exemplos, diversificados e particularmente interessantes, de projectos de monitorização de estruturas naturais, como arribas ou praias, e monumentos e outras infra-estruturas. Foram também referidas novas aplicações decorrentes das possibilidades abertas pela multiplicidade de câmaras digitais e dos desenvolvimentos informáticos.

No âmbito do varrimento laser foi feita uma abordagem muito didáctica, com enfoque nos fundamentos, na evolução desta tecnologia, e no actual estado-da-arte. Foram igualmente referidos os sistemas comercializados, diversas aplicações e apresentados significativos projectos em Portugal com recurso a esta tecnologia.

Na sessão seguinte foi dada a palavra aos produtores e aos utilizadores destas tecnologias. Foram oradores, pelos produtores, o Eng.º Adriano Oliveira da Artescan, que apresentou diversos projectos de varrimento laser terreste, e o Eng.º Armindo Neves da Estereofoto, cuja apresentação incidiu sobre coberturas de base Lidar. Do lado do utilizador, a Eng.ª Elisa Almeida da EDP apresentou diversos exemplos da aplicação destas tecnologias no desenvolvimento de grandes projectos de engenharia.

Seguiu-se um espaço de debate muito participado e revelador do interesse dos temas abordados. Uma das questões levantada pela assistência prendeu-se com a possibilidade do varrimento laser vir a substituir a fotogrametria, tendo os especialistas presentes pronunciado-se, de forma consensual, no sentido de ambas as tecnologias serem, e se perspectivar continuarem a ser, coexistentes e complementares.

Aceder às Apresentações »»»

Parceiros Institucionais