GAMIFICAÇÃO, O Poder dos Videojogos no Mundo Real

26 de Setembro de 2018 | Geral, Engenharia Eletrotécnica

A conferência sobre "Gamificação, O Poder dos Videojogos no Mundo Real" foi organizada pelo Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica (CRC), em parceria com o Conselho Diretivo da Região Sul e contou com a participação de mais de meia centena de engenheiros.

A abertura da sessão ficou a cargo da Eng. Sandra Domingues do CRC de Engenharia Eletrotécnica, que lembrou que a geração dos millennials, que já cresceu com os videojogos e que atualmente perfaz cerca de um terço do mercado de trabalho, obriga a que as organizações se adaptem no sentido de irem ao encontro das suas motivações, e a Gamificação pode ser um caminho...

A primeira oradora, a Dr.ª Cristina Ferreira, Managing Partner na PhalConsulting, teve como missão fazer uma "introdução" à gamificação e abordar qual o impacto que pode ter nas organizações. Referiu que os jogos online são uma realidade da nova geração; não há que diabolizá-los, mas sim pô-los ao serviço de algo útil e produtivo para a sociedade ou para a empresa; pois são uma ferramenta muito forte de envolvimento da organização. Salientou que um bom projeto de gamificação passa sempre por perceber o que motiva as pessoas e como colocar essas motivações ao serviço dos objetivos de negócio que pretendemos atingir.

Em seguida, Manuel Pimenta, Lead Gamification Designer na Fractal Mind, abordou como se passa do conceito à implementação e qual o impacto que tem nas pessoas. Explicou que a gamificação não é um processo 'Off The Shelf', porque desenhar uma solução para criar envolvimento de pessoas, requer conhecer essas mesmas pessoas. O processo de desenho de soluções gamificadas é, e deve ser, um processo iterativo: fazer, testar, aprender e iterar. Para verdadeiramente mudar comportamentos, não basta aplicar pontos, crachás e rankings; o verdadeiro envolvimento surge com a criação de experiências que promovam autonomia, estimulem o sentido de missão, a relação com o próximo e uma sensação de aprendizagem.

Seguiu-se o caso da EDP Distribuição apresentado pelo Eng. Luis Tiago Ferreira, responsável pela Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica. É um caso de envolvimento da comunidade focado quer na aprendizagem, quer na racionalização do consumo. A EDP ainda está numa fase de explorar as técnicas de gamificação e considera que é uma ferramenta importante para criar uma maior ligação e envolvimento da comunidade.

Por último, foi apresentado o caso da Worten, direcionado para a motivação da força de vendas, e que foi apresentado por Rui Cordeiro, Head of Product na Worten Tech Team. Referiu que as empresas têm de escolher, no processo da transformação digital, se querem ser espetadores ou atores da sua própria mudança. O Worten Winners, conteúdo totalmente original e desenhado de raiz, é a expressão dessa intenção clara de inovar. O envolvimento dos "end users" é essencial para o sucesso de qualquer processo transformativo; o caminho faz-se em conjunto. A gamificação, mais do que uma eficaz ferramenta motivacional, é uma linguagem; a linguagem atual do mundo em que vivemos. A única questão que as empresas se devem colocar hoje, é se o seu diálogo com o mundo é importante ou não.

No período de debate foram diversos os engenheiros que intervieram com questões muito pertinentes e que revelaram muito interesse pelo tema.

O Eng. Jorge Grade Mendes, Presidente em Exercício da Região Sul, fez o encerramento da sessão, salientando a importância crescente da gamificação que tem suscitado muita curiosidade nas empresas e nas organizações.

Consulte as apresentações partilhadas pelos oradores:

- Gamificação: o impacto nas organizações (Cristina Ferreira, Managing Partner na Pahlconsulting);

Gamificação: do conceito à implementação (Manuel Pimenta, Lead Gamification Designer na Fractal Mind);

O caso da EDP Distribuição: envolvimento da comunidade (Luís Tiago Ferreira, Head od Energy & Electric Mobility, EDP Distribuição);

- O caso da Worten: motivação da força de vendas (Rui Cordeiro, Head of Product na Worten Tech Team)