fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Gestão em Tempo Real de uma Central Termoelétrica Industrial: Complexo Petroquímico da Repsol Polímeros em Sines

Palestra, 13 de novembro de 2018

22 de Outubro de 2018 | Especializações


A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros propôs-se organizar ao longo do ano, até pela associação direta entre as questões Energéticas e Ambientais, uma série de palestras, integrando o conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito do programa 2018 Ano OE das Alterações Climáticas.

A finalidade é tripla já que, para além de conceitos e tecnologias, procura-se dar a conhecer pessoas e empresas ligadas a atividades na área de Energia.

Até ao momento foram realizadas 4 palestras abordando a quinta o tema "Gestão em tempo real de uma Central Termoelétrica Industrial: Complexo Petro-químico da Repsol Polímeros em Sines” e será levada a cabo pelo Eng. João André Coelho (Diretor da área de Energias e Utilidades do Complexo Petroquímico da Repsol Polímeros de Sines).

As questões a abordar prendem-se com o facto da corrente volatilidade dos mercados energéticos (combustíveis e eletricidade) obrigar a que a gestão das centrais termoelétricas integradas em processos industriais tenham disponíveis aplicações de gestão informáticas, em tempo real, ao nível da produção de vapor e eletricidade, capazes de dar resposta às rápidas alterações dos custos operacionais.

PALESTRANTE | NOTA BIOGRÁFICA

Eng. João André Coelho - Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros, licenciado em Engenharia Mecânica e com mestrado em Termodinâmica e Fluidos. Desempenhou funções na Borealis Polímeros e na Repsol Polímeros. Especializou-se na área de energia e é responsável pela realização de projetos na área do controlo, segurança e otimização processual, desenvolvimento e implementação de sistemas de combustão multi-combustíveis em geradores de vapor, modernização de turbogrupos de geração elétrica e modernização da rede elétrica do Complexo Petroquímico de Sines. Desem-penhou funções como especialista de pro-cesso da área de energias, chefe de projeto e chefe do departamento de controlo avan-çado e sistemas. Atualmente é o Diretor da área de Energias e Utilidades do Complexo Petroquímico da Repsol Polímeros de Sines.  


Aceda à página do evento »»


ORGANIZAÇÃO
 
Ordem dos Engenheiros
Especialização em Energia

Parceiros Institucionais