Grande Jantar de Engenharia de Materiais

17 de Agosto de 2011 | Engenharia de Materiais

Professor Bayão Horta eProfessor Pádua
Loureiro, dois professores de referência
de Engenharia deMateriais no IST

Este primeiro Grande Jantar de Engenharia de Materiaisrealizou-se no passado dia 7 de Maio, na cantina do Instituto Superior Técnico(IST), em Lisboa, e reuniu mais de 150 alunos e professores do IST e Faculdadede Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). O Jantar, iniciativado Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dosEngenheiros (OE) e da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), contou com amelhor colaboração daquelas duas Escolas. É de realçar o empenhamento eenvolvimento dos alunos de Engenharia de Materiais do IST na organização destejantar, nomeadamente através do NEMat – Núcleo de Estudantes de Materiais.

A iniciativa teve como objectivo colocar em contactoalunos (antigos e actuais) e professores de Engenharia de Materiais e cursos afins,leccionados na FCT/UNL e no IST. Assim, além do reencontro, aproveitou-se paradar a conhecer percursos de vida que pudessem servir de exemplo aos mais novos.

Oprograma iniciou-se com duas intervenções da OE, proferidas pelo seuBastonário, Eng. Carlos Matias Ramos,e pelo Presidente da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires. Ambos chamaram aatenção para as actividades da Ordem e a sua importância na protecção daqualidade da Engenharia em Portugal.

Seguiu-se a exibição inaugural do filme (ainda emversão provisória) do Colégio de Engenharia de Materiais, o qual mereceu aaprovação e agrado geral dos presentes, tendo sido apresentadas algumas sugestõesde melhoria que vão ser incluídas antes de finalizar a versão definitiva.

O NEMat-IST foi apresentado pelo seu Vice-presidente,Tiago Gomes, aluno finalista de Engenharia de Materiais, que apontou osobjectivos e o apoio que o Núcleo dá aos que a ele aderiram.

A apresentação preliminar doObservatório de Empregabilidade de Engenharia de Materiais esteve a cargo deDiogo Lorena (FCT/UNL) e João Prior (IST). O lançamento deste Observatório foio grande objectivo deste jantar, tendo sido apontadas as vantagens evidentes dasua existência e da adesão de alunos actuais e antigos. O Observatório tornarápossível o estabelecimento de uma rede de contactos permanentes que permitatrocar informações e experiências, potenciando maiores facilidades no mercado deemprego e um retorno enriqueça e aperfeiçoe os cursos de Engenharia.

Finalmente, três engenheirosde materiais com carreiras de sucesso apresentaram os seus percursos de vida,nomeadamente, o Eng. Nuno Carlota, do IST, actualmente Director na Hovione FarmaCiência,Eng.ª Cláudia Ranito, da FCT/UNL, empresária, fundadora e directora da empresaMedbone (Biomateriais), e o Eng. António Dimas, do IST, a trabalhar na Visteon(fabricação de componentes para a indústria automóvel) onde é Director Globalda Qualidade na área internacional e responsável pelo sector de tecnologiaavançadas de fabrico.

Eng.Nuno Carlota (IST)Eng.ªCláudia Ranito (FCT/UNL) Eng.António Dimas (IST)

O encerramento foi feitopelo Presidente da SPM, Professor João Bordado, que agradeceu à Coordenadora daRegião Sul, Eng.ª Patrícia Carvalho, a iniciativa deste jantar, do filme e doObservatório e a homenageou com uma peça comemorativa da SPM.O Grande Jantar passará a ser realizado de dois em dois anos,alternadamente na FCT e no IST.