Grupo Coral da Região Sul “abre portas” a um Ensaio

11 de Fevereiro de 2015 |

Com o objetivo de angariar mais elementos para a sua formação, o Grupo Coral da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 4 de fevereiro, pelas 18h30, um Concerto – Ensaio no Auditório da Sede da Ordem, em Lisboa.

O evento contou com a presença do Sr. Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos e com a presença do presidente da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, que abriu a sessão dando as boas-vindas aos trinta e cinco Membros presentes, entre os quais alguns membros – eleitos da Região Sul.

Foi cantando a música "Rock my Soul” que, sob o comando do maestro Afonso Granjo, o Grupo Coral da Ordem dos Engenheiros, se estreou, este ano, no Auditório da Região Sul, em Lisboa. Do alinhamento musical fizeram parte algumas músicas eruditas do Séc. XVI, como por exemplo, "Ojuelos Graciosos” do Cancioneiro de Elvas, e "Dindirindin” do Cancioneiro de Palácio, e ainda algumas canções tradicionais portuguesas. Mário de Sampayo Ribeiro, Vasco Pearce de Azevedo e Edgar Saramago foram alguns dos autores/ compositores escolhidos para compor o repertório apresentado.

De salientar foi também o formato inédito do espetáculo, cujo objetivo era partilhar sem formalidades, com o público, o que acontece nos ensaios que decorrem todas as segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e as 20h, na Sede da OE, em Lisboa.

No decorrer do concerto o maestro Afonso Granjo foi manifestando as suas considerações técnicas relativas à performance vocal da sua formação coral, solicitando a opinião do público e ao mesmo tempo sensibilizando-o para as questões da afinação, tons e tempos. No final do alinhamento musical que compunha o programa da ocasião, o maestro Afonso Granjo e a sua formação Coral convidaram a plateia a participar ativamente no concerto-ensaio, desafiando os membros presentes a juntarem-se ao Coro para cantar as músicas "Adeus ó Serra da Lapa” e " Ó minha amora madura”.

Findo este desafio-surpresa, que foi acolhido pelos presentes com bastante entusiasmo, seguiu-se um agradável lanche – convívio.

Para mais informações sobre o Grupo Coral contacte os Serviços de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul da OE através do e-mail atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt ou pelo telefone 213 132 666.