Grupo da Ordem dos Engenheiros visita ETAR de Alcântara

12 de Outubro de 2011 | Engenharia do Ambiente

No âmbito da sua iniciativa "Empreendimentos Ambientais Notáveis", o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de Setembro, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara.

Esta iniciativa contou com grande adesão dos membros, tendo esgotado a lotação máxima estabelecida. A visita revelou-se de grande interesse, para o que muito contribuiu o acompanhamento assegurado pelos responsáveis da SIMTEJO tendo, inclusivamente, contado com a presença do Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Arnaldo Pêgo, e do Administrador, Eng.º Joaquim Peres, que acompanharam toda a visita, partilhando importantes informações complementares com os participantes.

A visita iniciou-se com a apresentação do Subsistema de Alcântara, que serve parte dos municípios de Lisboa (zona Ocidental), Amadora e Oeiras. Dimensionado para tratar 6,6 m3/s de águas residuais, este subsistema é constituído pela ETAR de Alcântara , por 11 estações elevatórias, localizadas junto ao Rio Tejo, entre Algés e Alfama e por 22,4 km de sistema interceptor.

Após a apresentação em sala, seguiu-se a visita técnica às instalações da maior ETAR do País, que dispõe de tratamento biológico por biofiltração, seguido de desinfecção através de radiação ultra-violeta.

Trata-se de uma infraestrutura que apresenta uma configuração única, salientando-se a sua perfeita integração paisagística na cidade, uma vez que está integralmente confinada por uma cobertura vegetal, sob a qual se localiza não só a ETAR propriamente dita, mas também os edifícios administrativos, parque de estacionamento e as instalações da futura sede da SIMTEJO.

Com interesse inequívoco, a visita correspondeu às expectativas dos interessados, para o que muito contribuiu a gentileza e o empenhamento com que o grupo da Ordem dos Engenheiros foi recebido.