I Congresso Nacional da Sociedade Civil

Ordens profissionais pretendem maior intervenção da sociedade na programação dos canais da RTP

29 de Novembro de 2013 | Geral

No momento em que se encontra em discussão o futuro de funcionamento da RTP, e mais especificamente o Novo Contrato de Concessão de Serviço Público de TV e Rádio, o ISCTE, em parceria com a produtora Companhia de Ideias e muitas das 120 entidades da sociedade civil com protocolos de parceria com a RTP, de entre as quais a Ordem dos Engenheiros, organizou em novembro o "I Congresso Nacional da Sociedade Civil – A vez dos cidadãos".

Deste Congresso resultou a conclusão generalizada de que é urgente fortalecer a presença da sociedade civil nos diferentes canais da RTP, por intermédio de uma programação socialmente mais inclusiva, integradora dos diferentes estratos sociais, promotora do conhecimento e das competências que o País reúne, e que absorva a importância da divulgação das boas práticas e dos casos de sucesso que diariamente acontecem em Portugal. No fundo, que aumente a sua proximidade junto dos cidadãos e na qual a sociedade se reveja. Só assim será possível falar de um verdadeiro serviço público de televisão.

Ficou, ainda, consensualmente aceite que a atual RTP2 poderia assumir de modo mais privilegiado esta missão de representação da pluralidade social, organizando uma grelha de programação que reflita a participação sistemática das instituições organizadas representantes da sociedade civil.

Os trabalhos foram organizados em grupos temáticos, sendo que o grupo das Ordens Profissionais, coordenado pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, entendeu que as diferentes profissões reúnem capacidades e conhecimentos que, partilhadas com a sociedade na medida dos seus interesses, em muito poderão beneficiá-la.

O Encontro contou, na Sessão de Abertura, com a presença de Miguel Poiares Maduro, Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, e de Guilherme d’Oliveira Martins, na qualidade de Presidente do Conselho de acompanhamento das Parcerias da RTP, na Sessão de Encerramento.