IEEE 5G Lisbon Summit

Conferência

13 de Janeiro de 2017 | Especializações

A evolução das redes de comunicação de quinta geração (5G) está atualmente a ser dinamizada pelos organismos de normalização. As empresas e a comunidade de investigação a nível mundial têm dado contribuições relevantes para esta evolução e a Europa, em particular, está a ter um papel preponderante através da 5GPPP Infrastructure Association.

O Instituto de Telecomunicações associa-se a esta dinâmica, através da organização do IEEE 5G Lisbon Summit que terá lugar no dia 19 de janeiro de 2017, no Instituto de Telecomunicações / ISCTE-IUL, no auditório JJ Laginha.

O IEEE 5G Lisbon Summit, suportado pela IEEE Communications Society (ComSoc), será um fórum de discussão que reunirá operadores, prestadores de serviços e fabricantes, reguladores, a Comissão Europeia, organismos de normalização, e também parceiros académicos e de laboratórios de investigação que, de forma direta ou indireta, têm responsabilidade nas tendências e na definição das Redes e Comunicação 5G.

O evento é coorganizado por associações profissionais, entre as quais se destaca a Ordem dos Engenheiros, através da Especialização em Telecomunicações, pela indústria e academia, e faz parte de uma série de IEEE 5G Summits que têm tido lugar, desde de 2015, na América, Ásia e Europa. O debate tem dado um excelente contributo para a definição das tendências empresariais, nomeadamente em termos de estratégia e inovação, e tem permitido colocar a comunidade científica a colaborar, a trocar ideias e partilhar experiências acerca desta nova tecnologia emergente.

O programa contém uma mistura bastante diversificada de oradores e cobre diversos temas relevantes, estruturados em cinco sessões técnicas principais (Visão Global, as Perspetivas das Comunicações Rádio, Rede e Aspetos Verticais, da Normalização e a Perspetiva Portuguesa) assim como um Painel sobre ‘Quão longe está o Horizonte das Redes 5G’. A iniciativa será precedida, no dia 18 de janeiro de 2017, pelo 22.º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis, que também ocorrerá no Instituto de Telecomunicações / ISCTE-IUL.

Consultar Agenda »»»