fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Impacto das abelhas na vida humana - prova de mel

27 de Outubro de 2015 | Geral


No passado dia 22 de outubro, a Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros promoveu a realização de uma Noite Temática subordinada ao tema "Impacto das Abelhas na Vida Humana – Prova de Mel”, que contou com a presença de 39 membros. 

Esta palestra teve como orador o Eng.º Técnico Agrário Rui Poitier, atualmente Vice-Presidente da GENEARCA – Associação Técnica de Apicultura, e contou com o apoio e colaboração do Presidente daquela associação, o Eng.º Rogério Louro. 

Nesta palestra foram abordados alguns conceitos relacionados com as espécies e subespécies de abelhas, as castas de indivíduos que integram um enxame (rainha, operária e zangão), o modo de orientação das abelhas (através da vista, do olfato, do campo magnético e elétrico e, da luz polarizada), o ciclo da recolha do néctar e, a polinização (transferência de pólen entre flores pelas próprias abelhas). 

Foi apresentado um pequeno filme onde foi possível visualizar a "Dança das Abelhas”, que consiste num movimento particular das abelhas designadas como batedoras, que permite transmitir às restantes abelhas da colmeia (e colónia) a localização dos néctares de melhor qualidade. 

Outro dos temas abordados foi a colmeia como fonte de rendimento, essencialmente no que concerne à produção de mel, quer a nível mundial, quer a nível nacional, sendo os principais produtores a China, a Argentina, o México, os Estados Unidos e o Canadá. Foram apresentados os produtos gerados numa colmeia, nomeadamente, o mel, o pólen, a cera, o própolis, a geleia real e a apitoxina (veneno da abelha), alguns dos quais foi possível visualizar numa colmeia que foi propositadamente montada na sala onde decorreu a palestra, e as suas várias utilizações no mercado (no fabrico de sabonetes, bálsamos, gel de banho, batons e outros produtos de cosmética). 

A intervenção do palestrante terminou com a apresentação da constituição da colmeia e com uma breve exposição sobre a sanidade das abelhas, especialmente no que se refere a uma doença provocada por um ácaro designado por "Varroa destructor”, conhecido pelo nome comum de varroa, que infesta as colónias das abelhas, dizimando as mesmas. 

No final da sessão houve lugar a um debate, com a participação dos presentes e com a colaboração de alguns apicultores e produtores de mel que se encontravam na sala, seguido de uma prova de mel, composta por 7 tipos de mel. 

A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros agradece a disponibilidade do Eng.º Técnico Rui Poitier e Eng.º Rogério Louro, pela sua relevante colaboração neste evento.

Parceiros Institucionais