Inauguração da Exposição de Fotografia: "Cultos Templos Ou Mun"

Coimbra, 14 de março

10 de Março de 2014 | Geral

O Conselho Diretivo da Região Centro convida para a  inauguração, no próximo dia 14 de março, da exposição de fotografia "Cultos Templos Ou Mun" que regista momentos de espiritualidade do Ano Novo Lunar em Macau ("Ou Mun") captados pelo Engenheiro Vitor Cordeiro. A anteceder esta inauguração, pelas 18h30, o Engenheiro Vitor Cordeiro efetuará uma palesta sobre o Ano Novo Lunar em Macau e a sua visão pessoal da fotografia.

Esta exposição estará patente na Sala Ingenium da Sede Regional da Ordem, em Coimbra, até ao dia 31 de Maio.

A Exposição

"No momento em que registo uma imagem posso fazê-lo porque me seduz, me toca de qualquer forma. No entanto, quando sinto que ela pode transmitir algo, que pode ser mensagem, aí descubro que é importante partilhá-la, atingindo assim a sua verdadeira dimensão ao permitir ao outro penetrar no seu íntimo.

O tema "Cultos, Templos, Ou Mun”, surgiu naturalmente, por ter um vasto leque de material disponível e também pelo gosto de partilhar imagens que registam momentos de vivência de espiritualidade de outras culturas, neste caso durante o Ano Novo Lunar em Macau (Ou Mun), nos templos A Ma e Kun Iam T’ong.

As imagens foram registadas entre 1992 e 1999, em película preto e branco, nos formatos 135 mm e 6x6 cm e ampliadas pelo autor para as dimensões 30x40 cm e 30x30 cm, respetivamente.

Que cada visitante se sinta transportado no espaço e no tempo a esse cantinho da Ásia e envolvido no ambiente de cada imagem.”

Biografia

Vítor Cordeiro nasceu no Cadaval em 1953. Engenheiro eletrotécnico, desde muito cedo manifestou interesse pela fotografia, mas foi a partir de 1983, altura em que se radica em Macau para exercer a sua atividade profissional, que passou a ter uma relação mais íntima com a objetiva. Sendo a Ásia uma área de interação de diferentes culturas proporcionou-lhe um vasto e diversificado registo de imagens, levando-o a desenvolver ainda mais o gosto pela fotografia e entre 1992 e 1996 participa no curso de fotografia do Instituto Politécnico de Macau. Regressado a Portugal em 2000, embora rendido ao digital, mantém ainda o hábito de registar imagens em película a preto e branco, que trabalha num pequeno laboratório improvisado em sua casa.