Infraestruturas Inteligentes nas Smart Cities

26 de Maio de 2014 | Geral

No passado dia 22 de maio, mais de 70 participantes estiveram presentes na terceira Conferência do Ciclo Smart Cities, dedicada à temática Infraestruturas Inteligentes.

O Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, abriu a sessão referindo-se ao grande interesse que o tema suscita e ao empenho que o Conselho Diretivo da Região Sul e os Conselhos Regionais de Colégios têm demonstrado na organização de múltiplos  debates sobre temas do interesse dos membros.

O moderador Eng. Francisco Sánchez introduziu o tema refletindo sobre o conceito Smart Cities. Em seguida os oradores convidados apresentaram as suas dissertações:
- Sr. Prof José Tribolet: Para que as Smart Cities?
- Sr. Eng Pedro Godinho Matos: Smart Grids.
- Sr. Eng Carlos Fernandes: O Risco nas Smart Cities.

A sessão foi encerrada pelo Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Região Sul, Eng. Luis Cameira Ferreira, que destacou três ideias principais retiradas da sessão:
- A inteligência das cidades reflete-se na sua capacidade de adaptação às circunstâncias
- Não há cidade inteligente sem cidadãos informados
- A cidade inteligente responde com eficácia ao perigo.

A quarta conferência sobre as Smart Cities realizar-se-á no próximo dia 19 de junho com o tema "Edifícios e Patrimónios”.