fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Jantar-Debate "Fronteiras da Engenharia Biológica"

08 de Junho de 2012 |


Promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica, teve lugar no passado dia 31 de maio o Jantar-Debate "Fronteiras da Engenharia Biológica”.

Dos oradores convidados, usou em primeiro lugar da palavra Maria Raquel Aires Barros, professora catedrática do departamento de bioengenharia do IST,  presidente do Centro de Engenharia Biológica e Química e membro da Comissão Executiva do laboratório associado - Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia, liderando o grupo de investigação "Bioseparation engineering”. A profª Raquel Aires Barros abordou os temas da  formação, investigação e inovação em Engenharia Biológica no IST.

Seguiu-se, no uso da palavra, o dr. Pedro Roque Pimentel, presidente e diretor-geral da ANIL, Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, que apresentou este importante setor nas suas vertentes económica, industrial e comercial, desenvolveu uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e abordou as tendências deste setor.

Finalmente falou o engº João Líbano Marques, coordenador da Qualidade de marca própria não alimentar do grupo Jerónimo Martins, com uma carreira profissional extensa e relevante na indústria farmacêutica (Atral-Cipan), e com vasta experiência internacional na direção de projetos industriais do setor farmacêutico (TPRO).  O engº João Líbano Marques partilhou com os presentes os seus conhecimentos e experiência do setor farmacêutico, tendo abordado a questão da empregabilidade dos novos engenheiros biológicos e as oportunidades de carreira, nos mercados nacional e  internacional.

Depois das apresentações seguiu-se um animado debate entre a assistência e os oradores. A assistência era maioritariamente constituída por estudantes e recém formados de engenharia biológica pelo IST, e incluia igualmente colegas de outras especialidades de engenharia que se sentiram atraídos pelo tema tratado. A adesão e a participação no debate foi extensa e variada, e, no final, era evidente um clima de satisfação generalizada com este evento.

Parceiros Institucionais