Jantar-Debate Repsol Polímeros: Petroquímica de Excelência no Cluster Industrial Português

28 de Novembro de 2018 | Engenharia Química e Biológica

Os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Química e Biológica e de Engenharia Mecânica promoveram em parceria, no passado dia 21 de novembro, um jantar-debate sob o título "Repsol Polímeros: Petroquímica de excelência no cluster industrial português”.

Este evento contou com a presença dos Engenheiros Arsénio Salvador - Diretor Geral do Complexo Industrial da Repsol em Sines, e André Vilelas - Diretor de Produção de Olefinas.

O Eng. André Vilelas fez uma apresentação muito completa sobre a evolução do complexo da Repsol em Sines, desde o seu início nos anos 70 até hoje, e deu-nos uma perspectiva da forma como está integrado no "mundo" Repsol. Falou-nos dos processos que operam em Sines e da respetiva tecnologia, bem como dos investimentos realizados pela Repsol. Expôs também, de uma forma muito clara e interessante, os aspectos do negócio da Repsol Polímeros. O Eng. Arsénio Salvador interveio pontualmente, no sentido de complementar e acrescentar informação útil.

O Complexo Petroquímico da Repsol em Sines encontra-se em contínuo crescimento, processando anualmente cerca de um milhão de toneladas em matérias-primas nas suas instalações, que incluem unidades industriais de Steam Cracker, Polietileno de Baixa Densidade, Polietileno de Alta Densidade, Butadieno, MTBE e ETBE.

O debate foi-se processando ao longo da apresentação com várias intervenções, das quais se destacam as do Eng. João Bártolo, que quis estar presente neste evento por ter estado pessoalmente envolvido no início do projeto e construção do complexo de Sines nos anos 70 (CNP e EPSI). Salienta-se igualmente a presença, sempre muito bem vinda, de membros estudantes e estagiários.

No final, era notório o sentimento generalizado de agrado com a forma como decorreu este jantar-debate, o qual será complementado com uma visita técnica ao Complexo Industrial da Repsol em Sines no próximo dia 13 de dezembro.

A Repsol é uma empresa energética, de âmbito internacional, que se dedica à exploração, produção, refinação e comercialização de petróleo, produtos químicos e gás, assim como ao desenvolvimento de novas energias. Está presente em mais de 30 países, comercializando os seus produtos químicos em mais de 90, e é líder de mercado na Península Ibérica. A atividade petroquímica da Repsol desenvolve-se sobretudo em Espanha e em Portugal (Sines).

Consulte aqui a apresentação.