Jorg Benndorf discute Deep Sea Mining na Ordem dos Engenheiros

Conferência sobre Deep Sea Mining

10 de Setembro de 2014 | Geral, Engenharia Geológica e de Minas

Por iniciativa do Conselho Regional  Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, Jörg Benndorf foi, no passado dia 9 de setembro, o orador de uma conferência sobre a Mineração em Águas Profundas. A temática do Deep Sea Mining, nomeadamente o seu Estado da Arte e perspetivas futuras, trouxe ao Auditório da Região Sul da OE cerca de 40 participantes, nesta rentrée do Ciclo de Conferências sobre Recursos Minerais.

O Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a presença de todos e apresentando, de forma sintética, o Curriculum Vitae do orador convidado.

Jörg Benndorf começou por enunciar as razões porque este tema é, atualmente, de grande interesse para a comunidade científica. Seguidamente, caracterizou algumas formações e apresentou alguns casos em prospeção. Por fim, após ter mostrado alguns meios tecnológicos já desenvolvidos e em desenvolvimento para transporte, extração e processamento de minérios de fundos marinhos, o convidado discutiu aspetos económicos e ambientais e apresentou a sua opinião pessoal sobre esta temática.

O espaço de debate foi moderado pelo Prof. Amilcar Soares, Coordenador do Mestrado em Eng. Geológica e de Minas do IST, que passou por fim a palavra à Coordenadora do CRC Sul de Eng. Geológica e de Minas, Engª Teresa Carvalho, que encerrou a sessão.

Consulte a apresentação de Jörg Benndorf aqui.