Lançamento do livro "Um império projectado pelo silvo da locomotiva. O papel da Engenharia portuguesa na apropriação do espaço colonial africano. Angola e Moçambique (1869-1930)"

28 de Novembro de 2018 | Geral

No passado dia 19 de novembro, o Conselho Diretivo da Região Sul apoiou o lançamento do livro "Um império projectado pelo silvo da locomotiva. O papel da Engenharia portuguesa na apropriação do espaço colonial africano. Angola e Moçambique (1869-1930)", da autoria do Dr. Bruno Navarro, que teve lugar no auditório da Região Sul.

Iniciou a sessão o Eng. Jorge Grade Mendes, Presidente em Exercício do Conselho Diretivo da Região Sul, que deu as boas-vindas aos presentes e aproveitou para saudar e promover este tipo de iniciativas que valorizam a Engenharia Portuguesa nos mais diversos contextos.

Seguiram-se as apresentações do Dr. Fernando Mão-de-Ferro, Editor da Colibri, da Prof. Doutora Maria Paula Diogo, Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCT/NOVA, que acompanhou de perto toda a pesquisa e trabalho desenvolvidos pelo Investigador e do próprio autor do livro, que enquadrou o desenvolvimento da obra, a qual nasceu a partir da sua tese de Doutoramento.

Durante a sessão, todos reconheceram a importância desta obra como referência não só numa perspetiva historico-cultural, mas também como prova do impacto da engenharia portuguesa no desenvolvimento da diáspora africana, facultando uma interpretação abrangente e exaustiva do que, historiograficamente, tem sido identificado como a "marca da colonização portuguesa nas terras de África”.

Seguiu-se uma sessão de autógrafos no átrio do auditório e um welcome drink.