“Má reabilitação dos edifícios ameaça Portugal"

Governo quer mudar leis e adotar normas europeias

06 de Setembro de 2016 | Geral

"Uma vaga de reabilitação de edifícios antigos está a varrer as cidades portuguesas, em especial os centros históricos do Porto e Lisboa. As obras estão a crescer de forma viral por causa do turismo e da compra de casas por estrangeiros.”

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, em entrevista ao Expresso, esclareceu que "reabilitar tudo não é economicamente viável e não há dinheiro nem capacidade para isso em nenhum país do mundo”, considera Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE). "Mas a reabilitação de edifícios antigos é uma oportunidade para baixar os índices de risco sísmico e para garantir a quem compra um apartamento ou um escritório que está a adquirir um ativo com perenidade”.

Por isso a OE tem feito propostas ao Governo no sentido de serem atribuídas "certificações ou fichas de qualidade em relação à segurança estrutural das obras de reabilitação, tal como já acontece com as certificações energética, acústica, de qualidade térmica ou das comunicações”. E essa certificação "deveria ser assinada pelo projetista e pelo responsável da fiscalização da obra".

Consultar artigo completo »»»