Maria da Graça Carvalho foi "Convidada para o Jantar"

05 de Maio de 2014 |

Teve lugar, no passado dia 28 de Abril, no Restaurante da Ordem dos Engenheiros, um jantar-debate com a Eurodeputada Engª Maria da Graça Carvalho, antiga Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, sobre o Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, para o período 2014 – 2020.

O jantar, promovido pelo Conselho Diretivo da Região Sul e por iniciativa do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, contou com cerca de 60 participantes.

Graça Carvalho, eleita como a melhor Eurodeputada em 2011 para a área da Investigação & Inovação, começou a sua intervenção elencando os 5 grandes desafios para que Portugal possa dar um "salto qualitativo” nos próximos 7 anos, destacando os contributos do Horizonte 2020, como maior instrumento financeiro da União Europeia, no apoio ao emprego jovem e no reforço da ligação entre as Universidades e as empresas, de forma a aumentar a competitividade do país.

O Programa Quadro Horizonte 2020, é composto por três pilares que correspondem às estratégias da Europa 2020 e que são a Excelência Científica, a Liderança Industrial e os Desafios Societais. Segundo a Engª Maria da Graça Carvalho, no contexto dos grandes desafios da Europa e, em particular no caso de Portugal, temos que ser capazes de demostrar a nossa capacidade de organização estratégica e de conseguir boas parcerias entre os vários setores da cadeia de valor, tendo como principal objetivo a internacionalização e a inovação para um mercado mais dinâmico e competitivo.

Relativamente aos três pilares do programa, salientou que no 1º Pilar, estão incluídas as Acções Marie Curie, os concursos do European Research Council, as Infra-estruturas de Investigação além das Tecnologias Emergentes, que agora estão abertas a todos os domínios científicos. No 2º Pilar, estão incluídas as Nanotecnologias, os Materiais, as Biotecnologias, a Produção Industrial e o Espaço. Referiu também que este Pilar, dispõe de medidas de apoio de acesso ao financiamento de capital de risco e programas de Inovação para as PME. No que respeita ao 3º Pilar, os Desafios Societais, implicam uma resposta colaborativa multidisciplinar e intersetorial.

Refira-se o excelente trabalho desenvolvido pela Eurodeputada Graça Carvalho durante os últimos 5 anos no Parlamento Europeu, como Relatora do Horizonte 2020 e que permitiram implementar um conjunto muito vasto de simplificações no novo Programa europeu de Ciência e Inovação, em prole dos investigadores. Durante o debate os presentes apreciaram também conhecer os esforços desenvolvidos pela Engª Graça Carvalho para que temas tão importantes para Portugal com "A Economia do Mar” e "A Herança Cultural” passassem a estar incluídos no Horizonte 2020.