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Membros da Região Sul visitam o SATU de Oeiras

30 de Março de 2011 | Engenharia Eletrotécnica


No passado dia 25 de Março, decorreu uma visita técnica ao Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras (SATU), um sistema de transporte público de passageiros cuja 1ª fase se encontra em funcionamento há já alguns anos.

 

No início desta visita, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Electrotécnica, os responsáveis pelas operações do SATU fizeram uma breve exposição geral, referindo-se ao facto de se tratar de um sistema de transporte totalmente automático, sendo um dos poucos APM's (Automated People Mover) em funcionamento a nível mundial e único em Portugal. Após um breve historial de desenvolvimento dos projectos e execução das obras, seus objectivos principais e dificuldades de implementação, foi igualmente feita referência ao modelo de operação e principais parcerias em vigor.

 

Descreveram-se ainda os principais princípios adoptados quer no desenho do sistema de transporte, quer nas soluções técnicas adoptadas.

 

Quanto ao primeiro foram apresentadas as fases de implementação (inicial já executada e futuras expansões), critérios de articulação e desenvolvimento.

 

As soluções técnicas adoptadas foram referidas com algum detalhe e designadamente no que respeita aos princípios de segurança inseridos no desenho das estações, nos sistemas de apoio às operações e em particular aos utilizadores.

 

Após esta informação geral, foi proporcionada uma visita guiada às estações e efectuado o trajecto entre elas, onde se puderam verificar com algum detalhe as referidas soluções, designadamente a bilhética, os sistemas de segurança destinados aos utentes (vigilância por câmaras em circuito fechado, mensagens sonoras, abertura e fecho de portas dos veículos e das estações), os sistemas de tracção e equipamentos de via (pinça amovível dos veículos para comutação de cabos de tracção e de via).

 

Finalmente, foram visitadas as áreas técnicas mais significativas, designadamente a sala de máquinas de tracção e tensionamento dos cabos, zona de manutenção de veículos e central de supervisão do sistema. Nestas áreas foi possível observar detalhadamente os sistemas de operação automática e seus princípios de segurança redundantes (autómatos redundantes, sistema de supervisão, sistema de videovigilância), bem como outros aspectos relacionados com a segurança das componentes mecânicas em particular os cabos tensores.

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