Membros da Região Sul visitam Sede da BIAL

21 de Abril de 2014 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica promoveu,  no passado dia 3 de abril, uma visita técnica às instalações da BIAL, em S. Mamede do Coronado, Trofa, na área metropolitana do Porto. Esta iniciativa constituiu o complemento do jantar-debate, "Bial - do Sonho à Inovação” com o Presidente da Bial, Dr. Luís  Portela, que teve lugar em 6 de fevereiro.

A visita iniciou-se com uma apresentação geral do Grupo Bial, uma empresa farmacêutica de nível mundial, com produtos distribuídos em meia centena de mercados da Europa, América, África e Ásia, onde algumas das marcas comercializadas são líderes.

O mais recente sucesso do grupo BIAL foi a aprovação pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano, Food and Drug Administration (FDA), do antiepiléptico de BIAL para comercialização nos Estados Unidos, com o nome comercial APTIOM®. Este produto, igualmente aprovado pelas autoridades regulamentares de 38 países e comercializado desde 2009 sob a marca ZEBINIX® é o resultado de 15 anos de investigação e envolveu um investimento superior a 300 milhões de euros.

Seguiu-se uma visita à unidade industrial de produtos não antibióticos, onde foi possível seguir com detalhe o processo de produção e embalamento.

Visitou-se depois o departamento de Qualidade, com especial enfoque no processo do estabelecimento dos prazos de validade dos produtos da Bial, tendo sido explicados e debatidos em detalhe os exigentes procedimentos envolvidos.

A visita concluiu-se com a visita ao armazém da instalação industrial, cujo responsável explicou com pormenor os procedimentos seguidos, e mostrou o funcionamento do moderno armazém automático.