Mensagem de Ano Novo do Bastonário da Ordem dos Engenheiros

28 de Dezembro de 2017 | Geral

Uma vez mais, quando estamos perto do início de um novo ano, quero dirigir-vos umas breves palavras.

No essencial, para dizer-vos que continuo a acreditar no caminho que a nossa Ordem está a trilhar, que nos tem permitido granjear, interna e externamente, respeito e credibilidade, para além de facilitar as relações com os Órgãos de Soberania e com as outras Ordens Profissionais nacionais, bem como com as associações profissionais de outros países.

Também temos procurado dar resposta ao que os nossos Membros esperam da sua Ordem, sempre atentos e proativos na defesa da profissão e do nosso prestígio, procurando servir-vos com melhor qualidade e eficiência.

A Ordem dos Engenheiros, para além de ser uma das mais prestigiadas associações profissionais de Portugal, também é merecedora da admiração das suas congéneres internacionais.
O nosso XXI Congresso foi, em grande parte, o espelho de uma postura atenta e do nosso prestígio, no qual, sem descurarmos a honrosa memória do passado e os problemas do presente, demonstrámos o nosso posicionamento para o futuro.

A situação pessoal e laboral de cada um de vós continua a fazer parte das nossas preocupações quotidianas e encaramo-las como se fossem nossas.
Conhecemos as situações por que muitos passam e também as opções que tiveram de tomar quando o trabalho começou a escassear no nosso País, o que originou um novo ciclo que obrigou à internacionalização de muitas empresas e à expatriação de muitos de nós, alterando os paradigmas tradicionais.

Sem falsos otimismos e com as cautelas que temos procurado transmitir, temos podido constatar que a Engenharia parece ter começado a recuperar de uma série de anos de má memória.
Acreditamos que o futuro será progressivamente melhor, pois o crescimento do País não será possível sem a intervenção da Engenharia e dos Engenheiros.
Neste e em muitos outros aspetos somos uma profissão crucial e imprescindível.

Assim, para 2018, a todos desejo os maiores sucessos pessoais e profissionais, saúde e, sobretudo, que as vossas ambições se realizem e que os vossos sonhos não esmoreçam.
Que o novo ano permita a recomposição das famílias, com o regresso de muitos dos que tiveram de sair, e que a jovem geração de engenheiros, excelentemente capacitada, tenha oportunidades para poder ficar e trabalhar no seu País, contribuindo para o seu crescimento.

Com estima, a toda(o)s envio um fraterno abraço,

Carlos Mineiro Aires