Miguel de Castro Neto Nomeado Personalidade Smart Cities do Ano

31 de Março de 2017 | Engenharia Agronómica

A Green Business Week 2017, que decorreu em Lisboa durante este mês de março, atribuiu ao Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, Eng. Miguel de Castro Neto, o título de Personalidade Smart Cities do Ano.

A condecoração foi entregue pelo Ministro do Ambiente, Eng. João Matos Fernandes, na presença do Bastonário Carlos Mineiro Aires.

Para além das suas funções na Ordem dos Engenheiros, Miguel de Castro Neto é Professor Auxiliar e Subdiretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, onde é Presidente do Conselho Pedagógico e responsável pela iniciativa NOVA Cidade, dedicada às matérias de cidades inteligentes e dados abertos, onde se insere a Pós-Graduação em Smart Cities, que coordena.

Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos Constitucionais da República Portuguesa, tendo sido responsável pelas políticas de cidades, incluindo a estratégia "Cidades Sustentáveis 2020” e a iniciativa nacional "Cidades Analíticas”.

É também Coordenador do Grupo Cidades e Ordenamento do Território da Plataforma para o Crescimento Sustentável e Presidente do Conselho de Curadores do Festival Terras Sem Sombra. É sócio-fundador da Agriciência, Consultores de Engenharia, Lda.

Desenvolve o seu trabalho de investigação e ensino na área da Business Intelligence e das Smart Cities.