fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Noite Temática dedicada às florestas e fogos florestais

19 de Abril de 2017 | Geral


A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 19 de abril, uma noite temática dedicada às florestas e fogos florestais, tendo contado com a presença de mais de vinte membros.

Esta sessão, que contou com a presença dos oradores Eng.º Miguel Freitas, Professor na Universidade do Algarve e Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Algarve, e Mário Silvestre, Comandante Distrital da ANPC de Santarém, iniciou com a apresentação de uma diversidade de conceitos relacionados com a floresta.

Portugal é o único país da Europa que perde área florestal – 8% em 10 anos, denotando-se uma quebra acentuada do investimento nesta área e uma quebra muito relevante de espécies como o pinheiro bravo e o sobreiro. Se por um lado se verifica uma degradação de áreas florestais, por outro constata-se a existência de espécies em crescimento, tais como o pinheiro manso (com mais de 15.000 ha intervencionados) e o eucalipto (75.000 ha em rearborizações e 25.000 ha em novas áreas, face ao seu crescimento rápido).

Um dos grandes problemas associados à temática das florestas reside no facto de 92% da floresta ser privada, sendo 6% comunitária e apenas 2% pública. 
Os três pilares da defesa contra incêndios foi o mote para o início da palestra a cargo do orador Mário Silvestre: a limpeza dos terrenos, a vigilância da floresta por parte da GNR como sistema de prevenção operacional e,o combate a incêndios. De notar que, para o combate, a floresta é a 3ª prioridade, ou seja, em primeiro lugar estão as pessoas e em segundo lugar os seus bens.

No ano de 2016 foram registados 1077 incêndios, dos quais 716 foram de origem negligente ou intencional e 6 resultaram de causas naturais. Destes resultados se infere que, a grande problemática no combate aos incêndios reside na atuação humana, nas alterações climáticas e no número de ocorrências.

No final da sessão houve ainda lugar a um debate, muito participado pelo público presente.



Parceiros Institucionais