Noite Temática em Santarém sobre Tomada de Decisão Estratégica em Ambiente de Incerteza

21 de Fevereiro de 2018 |

A Delegação Distrital de Santarém promoveu no passado dia 08 de fevereiro uma Noite Temática sob o tema "Tomada de Decisão Estratégica em Ambiente de Incerteza”, tendo como orador o Professor Heitor Barras Romana, atual Presidente do Conselho Cientifico do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, que contou com a presença de 39 membros, entre os quais quatro membros do Conselho Diretivo da Região Sul, os atuais e muitos dos anteriores Delegados Distritais e Delegados Adjuntos.
Suportado numa vasta experiencia profissional em distintas geografias – Diretor Geral Adjunto dos Serviços de Informações Estratégicas de Defesa e Militares (1999/02), Conselheiro Diplomático na Embaixada de Portugal em Moscovo e Assessor do Governador de Macau (1990/99) – bem como numa carreira académica com mais de 30 anos, a Palestra proferida durante aproximadamente uma hora teve como fio condutor o ambiente de incerteza que se vive atualmente e as implicações que tal incerteza transportam para a tomada de decisão. O atual contexto geopolítico leva, na opinião de Heitor Romana, a que as "decisões estratégicas” tenham evoluído cada vez mais, especialmente no mundo ocidental, para "políticas” e mais recentemente para "medidas”, sendo notório o caráter de curto prazo das decisões, sejam elas de caráter político, económico ou social.
O período de debate que se seguiu, permitiu analisar as principais razões que levam a que a tomada de decisão tenha uma incidência cada vez maior no curto prazo, tendo ficado claro que os curtos ciclos políticos e económicos (quatro ou cinco anos), em que os decisores se veem "obrigados” a obter resultados visíveis ao fim de três ou quatro anos, é um fator determinante para esta mudança. Uma vez mais foi referido que nos países asiáticos – essencialmente na China – esta pressão dos ciclos curtos não se verifica, sendo atualmente uma vantagem estratégica desses países face ao "mundo ocidental”.

Antes do início da Palestra foi prestada uma merecida homenagem ao Eng. José Adriano Soares Lopes, anterior Delegado Distrital, tendo sido descerrada a sua fotografia na galeria dos anteriores delegados.

Para terminar a Noite Temática, foi servido um cocktail durante o qual foi possível a troca de ideias sobre o tema da Palestra bem como sobre outros assuntos de interesse dos presentes.