NRP Viana do Castelo recebe grupo da Ordem dos Engenheiros

Visita Técnica leva Membros da OE a conhecer o primeiro navio NRP construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

28 de Junho de 2013 | Geral, Engenharia Naval

Realizou-se, no passado dia 24 de junho, uma Visita Técnica organizada pelos Conselhos Nacional e Regional do Colégio de Engenharia Naval, que levou 32 participantes à Base Naval do Alfeite, com o intuito de visitar o Navio Viana do Castelo.

O NRP Viana do Castelo, um Navio-Patrulha Oceânico (NPO), foi o primeiro navio NRP construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a pedido da Marinha Portuguesa e no âmbito do projeto NPO 2000.

A visita começou com uma sessão de apresentação no Auditório do Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval, levada a cabo pelo Eng. Lopes Moreira, Presidente da Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Projeto, que enquadrou todo o processo de construção do NRP Viana do Castelo, debruçando-se também sobre as características e especificações técnicas do mesmo. Esta apresentação foi enriquecida com os testemunhos e contributos de diversos Membros da Ordem dos Engenheiros presentes na audiência e que, de diversas formas, estiveram envolvidos no projeto de construção e na atual utilização deste navio.

O grupo foi então encaminhado para bordo do navio, onde teve a oportunidade de visitar os seus três pisos e diversas áreas, desde os camarotes ao Centro de Controle de Máquinas. Todo o percurso foi guiado pelo Comandante e Imediato do Navio, Comandante Rodrigues Teixeira e Primeiro-Tenente Dias Marques, que explicaram em detalhe todo o funcionamento dos equipamentos do navio, bem como os procedimentos comuns em viagem.

Em suma, esta visita pela interdisciplinaridade de conteúdos e pela variedade de assuntos que permitiu abordar, foi mais um sucesso que agradou não só aos Engenheiros Navais, como também aos Membros de outras especialidades.
As fotografias desta visita podem ser consultadas aqui.