Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Região Sul apoia IST Hacker School

03 de Julho de 2012 | Geral, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática

Um grupo de alunos do IST (Instituto Superior Técnico), com o apoio do recém-formado Núcleo de Estudantes de Informática da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, está a criar um espaço específico para experimentação, desenvolvimento e partilha de ideias e conhecimento sobre tecnologia. O espaço, denominado de IST Hacker School, é conhecido como um hackspace, uma tendência que se populariza atualmente em várias cidades Europeias e Norte-Americanas, sendo que alguns são montados dentro de universidades como forma de potenciar a criação de comunidades de interessados em tecnologia. Inspirada na Hacker School de NY, a IST Hacker School tenta desenvolver também uma vertente de mentorado tecnológico colocando, no mesmo espaço, professores e alunos.

Num hackerspace a aprendizagem é informal e entre pares e, mantendo estas características, a IST Hacker School organizará sessões periódicas de Eletrónica, Informática, Design e Empreendedorismo. Esta iniciativa, dinamizada pelos núcleos de estudantes de Engenharia Informática e de Engenharia Eletrónica, conta com o patrocínio da Ordem dos Engenheiros, através do Núcleo de Estudantes ali criado.

O evento de lançamento da IST Hacker School terá lugar no próximo dia 4 de Julho e contará com a participação do Altlab (o principal hackspace em Portugal) e com diversas apresentações temáticas sobre Eletrónica, Robótica e Informática.