OE alerta para consequências do desinteresse dos jovens pela Engenharia

Acesso ao Ensino Superior

25 de Setembro de 2014 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) manifesta a sua profunda preocupação pela falta de interesse revelado pelos jovens por alguns cursos de Engenharia.

Os resultados do Concurso Nacional de Acesso deixam antever, dentro de anos, uma situação de fragilidade da capacidade produtiva do País e da disponibilidade de técnicos altamente qualificados em algumas das áreas fundamentais para o desenvolvimento da indústria e da produção, que permita a criação de um Portugal mais competitivo. Esta constatação preocupa a Ordem dos Engenheiros e tem sido objeto de múltiplos alertas lançados por esta Associação Profissional, quer publicamente, quer junto dos órgãos de decisão nacionais.

Acresce, na análise da OE, a verificação de que não tem existido, por parte do poder central, indicações e orientações sobre as áreas estratégicas em que Portugal irá apostar no sentido de alavancar o seu crescimento e desenvolvimento, bem como sobre as áreas de formação prioritárias, que deverão ser dinamizadas, com vista a garantir a capacidade tecnológica e o conhecimento de que o País necessitará reunir para garantir o futuro. Acreditamos, igualmente, que esta falta de definição estratégica limita a capacidade de decisão nas opções que são tomadas pelos candidatos.

A OE conclui, ainda, ser determinante que as instituições oficiais revelem à Sociedade os níveis reais de empregabilidade e de sucesso profissional associados aos diferentes cursos oferecidos no Ensino Superior. Esta informação é fundamental para que os jovens e as famílias procedam, em consciência, às suas escolhas em termos da formação que irão prosseguir e da profissão para o seu futuro.

Face a este diagnóstico, a OE vai encetar um conjunto de iniciativas, no sentido de sensibilizar e mobilizar a Sociedade, os Jovens Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, os Partidos Políticos, o Governo, as Instituições Académicas que lecionam Engenharia, as Associações de Estudantes destas mesmas instituições e as Associações Empresariais dos setores económicos com intervenção da Engenharia para que, em conjunto, analisem a situação e procedam à definição de soluções que possam estimular a apetência das crianças e dos jovens por esta área fundamental do conhecimento e de atividade.

Já no Dia Europeu do Engenheiro, a 20 de novembro, vários engenheiros portugueses, a começar pelo Bastonário, visitarão instituições dos Ensinos Básico e Secundário de todo o país para divulgar a Engenharia.

Ver comunicado »»»