Ordem dos Engenheiros lança Plataforma de Mobilidade Profissional Global

Protocolo Ordem dos Engenheiros, Alto Comissariado para as Migrações e Fundação Calouste Gulbenkian

21 de Abril de 2015 | Geral

A Ordem dos Engenheiros, o Alto Comissariado para as Migrações e a Fundação Calouste Gulbenkian assinam, dia 22 de Abril, pelas 17:00, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, um protocolo que dá origem à Plataforma de Mobilidade Profissional Global.

A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Pedro Lomba, e contará com a participação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, do Alto-Comissário para as Migrações, Dr. Pedro Calado, e da Eng.ª Luísa Valle, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Este acordo visa o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta online que permita o registo do percurso profissional dos profissionais portugueses, não só dos que exercem a sua atividade em Portugal, mas também dos que trabalham no exterior.
Trata-se, assim, de um instrumento nacional que disponibilizará ao País conhecimento sobre os seus recursos humanos, permitindo a sua caracterização e a análise das suas competências e currículo.
Além do acompanhamento do percurso profissional dos engenheiros portugueses que se encontram a trabalhar no estrangeiro e em Portugal, a Plataforma de Mobilidade Profissional Global servirá também para a divulgação de oportunidades de emprego no País e no exterior, constituindo um recurso de utilidade quer para os engenheiros na pesquisa de novos desafios profissionais, quer para os agentes económicos que pretendam recrutar profissionais com perfis específicos.

Esta plataforma corresponde, igualmente, a uma rede de ligação entre engenheiros residentes em Portugal e engenheiros da diáspora, bem como a um instrumento de promoção de estudos e debates que aprofundem o conhecimento dos movimentos migratórios deste tipo de profissionais e as oportunidades daí resultantes.

Os engenheiros serão a profissão-piloto desta plataforma, a qual se pretende estender, posteriormente, a outras classes profissionais.