Ordem reúne com Instituições do Ensino Superior de Engenharia

21 de Setembro de 2011 | Geral

Novo Regulamento de Admissão à Ordem dos Engenheiros

A Ordem dosEngenheiros (OE) reuniu com representantes de mais de 30 instituições do EnsinoSuperior de Engenharia para uma sessão de apresentação do seu novo Regulamentode Admissão e Qualificação (RAQ), em vigor desde 1 de Setembro.

O encontro, quecontou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas, Universidadese Institutos Politécnicos, de todo o país, cumpriu os objectivos não só de dara conhecer os novos requisitos e procedimentos implementados na Ordem para aadmissão de membros, como de auscultar as escolas de engenharia e estabelecerum diálogo reciprocamente construtivo entre os responsáveis pela formação académicados engenheiros e a instituição reguladora do exercício profissional de Engenharia– a Ordem dos Engenheiros.

Das alteraçõesintroduzidas no novo RAQ, destaca-se a mudança do sistema de avaliação, paraefeitos de admissão, que anteriormente assentava na acreditação dos cursos deengenharia e que passou a assentar na avaliação individual do candidato; bemcomo a admissão de licenciados, mestres e doutores em Engenharia(correspondentes aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos superiores), respeitandoas diferenças de qualificação e competências na admissão.

No final de um debateaceso, que contou com a intervenção de praticamente todos os representantes dasinstituições presentes, o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos MatiasRamos, deu por encerrado o encontro, sublinhando que "a Ordem dos Engenheiros,enquanto casa dos Engenheiros portugueses, está empenhada num diálogo e numacooperação estreita com o Ensino Superior de Engenharia, valorizando a formaçãocontínua e a especialização em defesa da qualidade da Engenharia”.

O novo regulamentovem ajustar as normas de admissão de novos membros às disposições de diversosdiplomas legais que entraram em vigor nos últimos anos, em particular os quereportam à reforma do Ensino Superior, à criação da Agência de Avaliação eAcreditação do Ensino Superior, ao regime jurídico das associações públicasprofissionais, à Directiva Europeia de Reconhecimento Profissional, à DirectivaEuropeia de Serviços e ao Quadro Nacional de Qualificações.