Os Aproveitamentos Hidráulicos em Portugal: que perspectivas de futuro?

Inscrições a valor reduzido até 20 de dezembro

16 de Dezembro de 2016 | Geral

A APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos promove, a 18 de janeiro de 2017, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, um Seminário dedicado ao tema "Os Aproveitamentos Hidráulicos em Portugal: que perspectivas de futuro?”.

A Sessão de Abertura será presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Carlos Martins, sendo que participarão nos trabalhos várias personalidades com intervenção e responsabilidade no setor. O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, intervirá na moderação do painel em que serão debatidos "Os Aproveitamentos Hidráulicos e a Compatibilização de Usos”.

De acordo com a APRH, dado que as perspetivas técnicas, económicas, sociais, etc., mudam ao longo do tempo, é objetivo deste seminário promover a reflexão e a discussão das reais perspetivas de evolução e enquadramento dos aproveitamentos hidráulicos em Portugal, tentando assim responder a algumas questões-chave. Qual o Plano para o futuro? Irão ser construídos novos aproveitamentos hidráulicos? Quando e onde? Para que fins? Qual o papel das mini-hídricas? Qual a abordagem adotada em Espanha? Numa perspetiva de reforço da agricultura no contexto nacional, faz sentido investir em novos aproveitamentos hidroagrícolas? De que forma os aproveitamentos hidráulicos devem ser vistos cada vez mais como sendo de multiusos, tendo um papel mais relevante em relação ao controlo de cheias, secas, manutenção de caudais ecológicos eficientes, etc.? Qual a abordagem adotada em Espanha? Podem todos os usos ser compatibilizados e otimizados?

A Ordem dos Engenheiros apoia o seminário, usufruindo os seus membros de condições vantajosas na inscrição.

Enquadramento, programa e condições de inscrição disponíveis aqui.

Consultar Agenda »»»