Os Desafios próximos da Economia Portuguesa em debate na Região Sul

18 de Dezembro de 2015 | Geral

No dia 10 de dezembro, no auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, o Presidente do Conselho Diretivo, Eng. Carlos Mineiro Aires deu as boas vindas a um  leque de ilustres convidados  para participar numa sessão debate, foram eles o Dr. João Salgueiro, antigo Presidente da Caixa Geral de Depósitos, Eng. Luís Mira Amaral, Presidente do Banco BIC, o Eng. Luís Todo Bom do ISCTE e a Dra. Helena Garrido, Diretora do Jornal de Negócios, como moderadora.

Nesta sessão, identificaram-se algumas questões cruciais que podem potenciar o crescimento da economia portuguesa. Nas várias intervenções, mencionou-se a necessidade de mudança de paradigma do país através da criação de um Compromisso Nacional para a Reindustrialização e Competitividade, de modo a criar riqueza e empregos de qualidade, e que reforce e diversifique a nossa oferta de bens e serviços transacionáveis. Revela-se urgente um maior equilíbrio na balança comercial - com maior predominância das exportações relativamente às que importações, a criação de uma política fiscal mais aliciante, o aproveitamento de programas comunitários, a melhoria do sistema Científico e Universitário, a modernização e atualização da vertente tecnológica. Torna-se importante também promover a inovação empresarial, a qualificação dos recursos humanos, o reforço dos capitais das empresas, a melhoria de infraestruturas logísticas e a realização de uma reforma ao nível de toda a estrutura do estado.

A sessão-debate terminou com uma sessão de perguntas e respostas bastante participativa, onde se verificou o interesse suscitado pelo tema e pelas apresentação nos presentes.