Patologias em edifícios em debate na Delegação de Santarém

10 de Dezembro de 2018 | Geral

A Delegação Distrital de Santarém promoveu, no passado dia 15 de novembro, uma noite temática subordinada ao tema "Patologias em Edifícios", que contou com a presença de 30 membros.

A atividade teve como orador o Eng. Celestino Quaresma, atualmente presidente do National Monitoring Committee (NMC), exercendo funções na análise dos planos de estudos dos cursos superiores de engenharia. É também presidente do National Register Committee (NRC), exercendo funções na área do Cartão do Engenheiro Europeu, e é membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros (CAQ).

«Um edifício nasce, tem doenças e morre» foi o mote para o início da sessão, seguindo-se a apresentação das causas das patologias nos edifícios. resultantes da ação humana (conceção, projeto), da ação natural sobre os próprios materiais (ações físicas, químicas e biológicas), de desastres naturais e, ainda, resultantes de desastres humanos (fogo, explosões, choques, inundações, etc).

O fenómeno da fendilhação por efeito de cargas foi também uma das patologias dos edifícios abordada, a qual pode ser causada por flexão, tração, esforço transverso, torção, retração e por efeito de Poisson (quando a peça é comprimida na direção longitudinal, originando um alargamento da mesma na direção transversal).

No que respeita às ações físicas sobre os edifícios, foram demonstrados vários exemplos, tais como o salitre, manchas em paredes resultantes dos sais solúveis presentes nos tijolos, na areia e na água das argamassas, condensações (respiração higroscópica das paredes) e humidades, geralmente provenientes de roturas em tubagens da rede de abastecimento de água ou da rede predial de esgoto, da entrada de águas pluviais do exterior ou proveniente do próprio solo. As ações químicas sobre os edifícios podem estar relacionadas com o fabrico e aplicação da cal, com a matéria prima do fabrico do cimento, com a corrosão do aço em peças metálicas e, ainda, com patologias do betão estrutural.

Por último, e de forma mais ligeira, foram abordadas as ações biológicas, designadamente de bactérias anaeróbias, de raízes de plantas, algas e líquenes, e o ataque das madeiras por animais xilófagos.

No final da sessão houve lugar a um período de debate e esclarecimento de dúvidas. A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade do Eng. Celestino Quaresma para colaboração neste evento e a excelente apresentação dos temas focados.