fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Pesquisa de hidrocarbonetos em Portugal debatido na Região Sul

05 de Maio de 2016 | Engenharia Geológica e de Minas


Realizou-se no passado dia 28 de abril, no auditório da Região Sul, em Lisboa, um seminário dedicado à pesquisa de hidrocarbonetos em Portugal.

Promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, este foi um evento que juntou especialistas da Partex e da Repsol, assim como da entidade nacional para o mercado de combustíveis, a ENMC.

No entender da organização, 2016 é um marco histórico na pesquisa de petróleo e gás em território nacional, já que é neste ano que se inicia uma nova fase da pesquisa de hidrocarbonetos no offshore português, com os primeiros poços a serem furados em mar profundo, no Alentejo (consórcio liderado pela ENI e no qual participa a GALP) e no Algarve (consórcio liderado pela REPSOL e no qual participa a Partex Oil and Gas).

Por se tratar de uma etapa extremamente importante na pesquisa e eventual produção de um dos recursos mais importantes da chamada economia do mar, o tema deste encontro despertou o interesse e a curiosidade de perto de uma centena de engenheiros, de vários colégios, estudantes e público em geral.

O seminário, com transmissão via streaming e cujo debate foi moderado pelo professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Amílcar Soares, pautou-se por esclarecedoras intervenções, quer por parte dos oradores, quer por parte da audiência, que fez questão de dar o seu contributo nesta matéria.

Do debate resultou a ideia clara e consensual de que a prospeção de petróleo e gás no offshore português segue as melhores práticas internacionais. Por outro lado, grandes reservas foram levantadas à prospeção e eventual produção de shale gás ou óleo no onshore algarvio pois reúne um conjunto de fatores que desaconselham qualquer iniciativa naquele sentido.

Consulte aqui as apresentações de Paulo Carmona e de Luís Guerreiro.

Parceiros Institucionais