Plataforma de Mobilidade Profissional Global ativa

17 de Maio de 2016 | Geral

Desde 5 de maio que a Plataforma de Mobilidade Profissional Global está apta a receber o registo de engenheiros e de enfermeiros que pretendam utilizar esta ferramenta como forma de internacionalização do seu percurso profissional ou como meio de divulgação da sua disponibilidade para projetos que se enquadrem no seu perfil. Do mesmo modo, as empresas que tenham interesse no recrutamento de profissionais destas duas áreas de atividade ou que tenham como estratégia a sua expansão no exterior, poderão registar-se na Plataforma.

Na verdade, a Plataforma de Mobilidade Profissional Global consiste numa ferramenta online de apoio à contratação de portugueses altamente qualificados que residam no estrangeiro, tendo como objetivo promover e divulgar oportunidades de trabalho em Portugal e no exterior, na qual poderão inscrever-se, numa primeira fase, candidatos migrantes licenciados ou pós-graduados em Engenharia e em Enfermagem à procura de emprego, empresas nacionais e internacionais que desejem recrutar este tipo de profissionais e empresas nacionais que pretendem internacionalizar-se.
É, igualmente, objetivo da Plataforma incentivar a criação e o aprofundamento sistemático do registo do percurso dos profissionais portugueses que exerçam a sua atividade profissional no estrangeiro, permitindo a sua caraterização e a análise das suas competências e currículo, resultando, deste modo, num instrumento informativo e consistente sobre os recursos humanos portugueses. Todos os processos de registo são rigorosos.

O projeto resulta de uma parceria entre a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Enfermeiros, o Alto Comissariado para as Migrações e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Por ocasião da sessão de lançamento da Plataforma, o Bastonário ainda em exercício, Eng. Carlos Matias Ramos, explicou tratar-se de "um instrumento que disponibilizará ao país informações sobre as profissões de engenharia e enfermagem e um facilitador de mobilização destes profissionais. Não é uma bolsa de emprego nem de recrutamento. É uma ferramenta segura, robusta e com usabilidade”. O responsável insistiu numa ideia que há muito vem defendendo: o regresso dos engenheiros a Portugal: "temos a grua, temos contentores, queremos as pessoas dentro do nosso país.”

Aceda aqui à Plataforma: http://mobilidadeglobal.org/