fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ponte da Arrábida a Monumento Nacional Petição on-line já está a decorrer

03 de Janeiro de 2011 | Geral


Apoiar a Classificação da Ponte da Arrábida como MonumentoNacional, com um apelo público e um abaixo-assinado, foi o mote lançado peloDepartamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade doPorto (FEUP), no passado dia 17 de Dezembro. A sessão, apresentada peloDirector do Departamento de Engenharia Civil, Manuel Matos Fernandes, contoucom a participação do Bastonário da OE, Carlos Matias Ramos, do Director daFEUP, Sebastião Feyo de Azevedo, e de Luís Braga da Cruz, Raimundo Delgado eAugusto Sousa, docentes da FEUP.
Na petição,que se encontra disponível on-line,são invocados os motivos da Classificação.
O pedido de classificação da Ponte como Monumento Nacionaldeu entrada na Delegação Regional de Cultura do Norte (DRCN) a 2 de Agosto de2010, subscrito por Manuel Matos Fernandes, director do Departamento deEngenharia Civil da FEUP, que contou com a colaboração de Esmeralda Paupério eÁlvaro Azevedo, também docentes da Faculdade de Engenharia. Em face dainformação favorável, foi elaborada pela DRCN uma Proposta de Abertura doProcedimento de Classificação, enviada a 9 de Novembro ao Instituto para aGestão do Património (IGESPAR), entidade competente para o efeito.
Foi enfatizado o valor da Ponte da Arrábida, quer comoobra-prima da Engenharia de Pontes, quer como um dos mais poderosos símbolos daCidade do Porto. Foi lembrado que a Ponte completa 50 anos em 2013, ano docentenário do nascimento, no Porto, do seu autor, o Engenheiro Edgar Cardoso,formado na FEUP.
Os participantes na sessão notaram que a classificação daPonte responsabilizará o Estado Português na garantia da perenidade daestrutura. Na opinião de Manuel Matos Fernandes, Director do Departamento deEngenharia Civil, "tal como no nosso século XXI podemos usufruir daspontes do século XIX e consideramos impensável delas prescindir, impõe-se quedeixemos aos vindouros as pontes que construímos no século XX".
Uma das mais fortes razões invocadas para a urgenteclassificação da Ponte foi a preocupação com novas construções, em ambas asmargens, quer à cota alta, quer à cota das duas estradas marginais. Aclassificação da Ponte assegurará que quaisquer novas construções e estruturasna zona envolvente sejam apreciadas tomando em devida consideração o valorpatrimonial da Ponte da Arrábida.

Parceiros Institucionais