Portugal continua na presidência da FEANI

Eng. José Vieira reeleito Presidente

06 de Outubro de 2017 | Geral

O Eng. José Vieira, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros entre 2010 e 2016, foi reeleito hoje, dia 6 de outubro, Presidente da FEANI – Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia.

A eleição, realizada durante a Assembleia Geral da Federação, que tem lugar na cidade de Viena, resultou na confirmação da presidência portuguesa, assumida por José Vieira, tendo-lhe sido atribuídos 94 votos a favor e um contra.

A cerimónia contou com a participação do Presidente do Comité Nacional da FEANI e Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Loureiro, que transmitiu, em nome desta Associação Profissional e do seu Bastonário, Eng. Carlos Mineiro Aires, o apoio incondicional à liderança do Presidente reeleito em prol do benefício de todos os membros da Federação.

Na mensagem que o Bastonário português dirigiu aos delegados e membros representados na Assembleia Geral da FEANI, a observância e o respeito pelas especificidades de cada um dos países que integram a Federação, nomeadamente no que concerne a temas relacionados com a regulamentação profissional, foram identificados como condições fundamentais para o sucesso da própria Federação.

A FEANI, com sede em Bruxelas, integra 34 membros, representando cerca de quatro milhões de engenheiros.
Especialmente focalizada na criação de uma voz única para a Engenharia na Europa, que contribua para a afirmação e desenvolvimento da identidade profissional dos seus engenheiros, a Federação tem vindo a concentrar esforços na promoção do reconhecimento mútuo das qualificações profissionais dos engenheiros no espaço europeu e no reforço do seu papel e responsabilidade na Sociedade.

A reeleição do Eng. José Vieira para a posição de Presidente da FEANI, honra, uma vez mais, a Ordem dos Engenheiros, e certamente todos os seus Membros, e revela o prestígio crescente desta Associação Profissional no seio das Associações Profissionais de Engenharia europeias.

Após as eleições, o Executive Board da FEANI ficou assim constituído:

José Vieira (Portugal) – Presidente
Ralph Appel (Alemanha) – Vice-presidente
Ulf Bengtsson (Suécia) – Tesoureiro
Giovani Cardinale (Itália)
Trond Markusen (Noruega)
Paul Coughlan (Reino Unido)
Maria Nuño Valdes (Espanha)
Dusan Petras (Eslováquia)
Daniel Hanus (Rep. Checa)