“Portugal: Missão Crescimento” - Economistas, gestores e engenheiros apresentam Memorando

18 de Agosto de 2011 | Geral

OFórum de Administradores de Empresas (FAE), a Ordem dos Economistas, a Ordemdos Engenheiros (OE) e o Projecto Farol apresentaram, no dia 13 de Julho, emLisboa, o projecto "Portugal: Missão Crescimento – Uma década para mudar”.

Criarum Memorando de Crescimento, com metas detalhadas e controladas por umObservatório de Crescimento, aliando economistas, engenheiros e gestoresnacionais, de forma a contribuir "para o desenvolvimento de propostas tangíveis,e num melhor aproveitamento dos recursos nacionais”, é o objectivo do projecto.

Odocumento "vai centrar-se, essencialmente, no papel reservado às empresas, aoscolaboradores, ao Estado, às próprias instituições públicas e privadas, etambém na identificação e criação de novos recursos e das vias para um melhoraproveitamento dos recursos que temos”, avançou, na ocasião, a Presidente doFAE, Eng.ª Esmeralda Dourado.

Já oBastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, assegurou que aOrdem "está empenhada nesta missão de fazer crescer Portugal”, referindo aimportância de uma "Engenharia de qualidade” que sustente este tipo deprojectos.

OMemorando, que estará em discussão interna até Outubro, seguindo-se, até finaldo ano, o debate público sobre o mesmo, será posteriormente acompanhado pelo Observatóriodo Crescimento, instrumento que permitirá "analisar, trimestralmente, aexecução e concretização das medidas” aí previstas.