fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Prémio Calouste Gulbenkian 2016

Júri elege projeto focado em preocupações e problemas de natureza ambiental

21 de Julho de 2016 | Geral


A Fundação Amazonas Sustentável é a grande vencedora do Prémio Calouste Gulbenkian 2016. No valor de 250 mil euros, o prémio, criado em homenagem ao fundador, foi entregue pelo Presidente da República na cerimónia de encerramento das comemorações dos 60 anos da Fundação, que decorreu a 20 de julho.

O júri do Prémio Calouste Gulbenkian, presidido por Jorge Sampaio, distinguiu, entre 75 candidaturas, esta organização ambiental brasileira que se tem destacado na defesa da floresta do Amazonas e das suas comunidades. O júri enalteceu a ação desta organização que, operando numa "zona mundialmente tão crítica como a Amazónia”, desenvolve projetos para "reduzir o desmatamento, preservar a biodiversidade contribuindo para melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais”. O júri sublinhou que esta distinção representa "um sinal forte” da importância das questões ambientais num ano marcado por um acordo histórico sobre as alterações climáticas assinado, na ONU, por um número recorde de países.

Para além do Presidente da República, do ex-Presidente Jorge Sampaio e do Dr. Artur Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, participaram na sessão outras individualidades da vida portuguesa. A Ordem dos Engenheiros foi representada pelo seu Bastonário.

 

Parceiros Institucionais