Produção tradicional de queijos junta membros em noite temática

06 de Março de 2014 |

No passado dia 25 de fevereiro, a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, na sua Sede, uma noite temática subordinada ao tema "Produção Tradicional de Queijos e Degustação”, que contou com a participação de 39 membros.

Na primeira parte da sessão, apresentada pelo Eng.º António Oliveira, da empresa "Queijo da Quinta”, localizada na Escola Superior Agrária de Santarém, foram abordados temas essencialmente relacionados com o processo de fabrico tradicional de queijos (curado, fresco e requeijão), o consumo e conservação dos queijos e, os benefícios para a saúde.

A segunda parte da sessão foi apresentada pela Eng.ª Marta Silva Pereira, Diretora Executiva da empresa Full Sense, e integrou alguns conceitos relacionados com os tipos de queijo, as características sensoriais consideradas na avaliação de queijos, os defeitos e respetivas causas, a seleção adequada de queijos e a forma como devem ser servidos.

Os conceitos apresentados foram aplicados na parte final da sessão, numa prova e degustação de queijos portugueses, muito apreciada pelos participantes, acompanhada com vinho tinto da região de Santarém, na qual foram evidenciados alguns dos aspetos abordados no decurso da sessão.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade dos oradores pela relevante colaboração neste evento.