Programa “Leonardo Da Vinci”: OE testa modelo irlandês de formação contínua

07 de Junho de 2011 | Geral

O programa da Comissão Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida "Leonardo da Vinci” decidiu financiar em 2010 um projecto em que a Ordem dos Engenheiros (OE) participa. Coordenado pelo Institution of Engineers Ireland, o projecto, com uma duração de dois anos (terminando em Setembro de 2012), tem como objectivo ensaiar em vários países europeus o modelo irlandês e criar, a partir das experiências, uma proposta de modelo europeu.

Pretende-se partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo de vários anos, com o resultado da análise a cerca de 130 empresas de Engenharia com actividade na Irlanda. O modelo-tipo foi aplicado voluntariamente com apoio financeiro do Governo irlandês e vai ser testado nos países parceiros pelas respectivas organizações profissionais de Engenharia, utilizando uma empresa desse país para o ensaio inicial. Portugal é o primeiro país e o teste termina no início de Junho próximo.

Os processos recomendados no modelo servem para melhorar o desempenho das empresas aderentes de modo a desenvolver profissionais de Engenharia no âmbito das competências. Espera-se que este acréscimo de desempenho traga benefícios mensuráveis para a empresa envolvida. Essencialmente, o modelo define uma estrutura para as empresas, de modo a apoiar as práticas no domínio da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) para engenheiros e técnicos.

Os critérios utilizados na avaliação da formação nas empresas foram escolhidos para que os empregadores possam assegurar-se que a ALV realizada é utlizada como um catalisador da dinâmica da organização, de modo a responder às exigências de mudança de forma inovadora e dinâmica. Em última análise, o modelo auxilia as empresas a melhorar a ALV e a aumentar a cadeia de valor das suas actividades.

Os benefícios da avaliação da ALV passam por maximizar o potencial dos empregados, optimizar o investimento em formação, criar e manter uma cultura inovadora e dinâmcia, motivar os engenheiros e os técnicos, melhorar o recrutamento e servir de referência no sector.

O primeiro passo para obter acreditação da ALV consiste numa análise e na revisão das políticas e práticas. Existem oito critérios-chave que fazem parte da auto-avaliação. A saber:

1. Comissão ALV interna

2. Política ALV

3. Sistema de desenvolvimento e gestão de desempenho

4. ALV formal, esperando-se uma média de cinco dias de ALV por ano que inclui todas as actividades de ALV

5. Consultoria para desenvolvimento profissional

6. As ligações com instituições profissionais e organismos de formação

7. Actividades de compartilhamento de conhecimento

8. Avaliação do impacto da ALV

Depois de apresentada a auto-avaliação realiza-se uma auditoria junto de três pessoas, incluindo um auditor externo que irá realizar uma auditoria tendo em conta os oito critérios indicados. A empresa terá que demonstar que cumpre os critérios e assim obter a classificação de empresa acreditada.

Para mais informações: www.cpdeurope.eu