Região Sul celebra Ano Internacional da Luz

02 de Junho de 2015 |

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), através dos seus Conselhos Regionais dos Colégios (CRC), associou-se à iniciativa da UNESCO " 2015 International Year of Light and Light-based Technologies", e promove um conjunto de iniciativas diversas alusivas à luz e suas técnicas, elementos chave em diversas especialidades da engenharia. Estas celebrações tiveram início no dia 13 de maio de 2015, com uma Sessão de Abertura que teve lugar no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

A abertura da sessão esteve cargo do Bastonário da OE, Engº Carlos Matias Ramos, tendo igualmente usado da palavra a Engª Helena Kol do Conselho Diretivo da Região Sul em representação do seu Presidente, e o Engº António Gonçalves da Silva, coordenador do CRC de Engenharia Química e Biológica e responsável pela coordenação destas celebrações na OE.

O programa iniciou-se com uma intervenção do Professor Carlos Fiolhais (Catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e Coordenador Nacional do Ano Internacional da Luz) que falou sobre "A Luz na ciência, na técnica e na história”. Seguiu-se o Prof. Jorge Calado (catedrático emérito do Departamento de Engª Química do Instituto Superior Técnico), que abordou o tema "A Luz na Ciência e nas Artes”. A Profª Teresa Peña (Professora Associada do Departamento de Física do IST e Presidente da Sociedade Portuguesa de Física) apresentou "A luz e as suas técnicas na vida”. Finalmente interveio a Engª Antonieta Loureiro (Diretora-Geral da Osram em Portugal) que abordou "O Futuro das Tecnologias de Iluminação”.

A profundidade e o interesse dos conteúdos, a qualidade pedagógica das apresentações e o ambiente descontraído e afável que se estabeleceu, cativou a assistência, estimulou interessantes perguntas e justificou comentários positivos por parte de muitas pessoas que assistiram à sessão. Esteve presente uma equipa da Universidade Aberta (UAb), que recolheu depoimentos e imagens em vídeo para divulgação pública numa das próximas emissões da UAb na RTP2.