Região Sul da Ordem dos Engenheiros recebe reunião do Forest Stewardship Council

Certificação Florestal em discussão

03 de Julho de 2013 | Engenharia Florestal

No passado mês de maio, entre os dias 6 e 9, realizou-se a segunda reunião do Smallholders Network Advisory Group (SHNAG) do Forest Stewardship Council, na sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, com o apoio do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal. Esta reunião teve como objetivo delinear um Plano de Acão Global para 2020, que prevê o aumento de matéria-prima certificada e do valor da Certificação para os Pequenos Proprietários.

O desenvolvimento de mecanismos adicionais para os pequenos proprietários, para reduzir os custos associados à Certificação Florestal e aumentar o acesso aos mercados, é uma das prioridades do FSC - Forest Stewardship Council. Foi então criado um grupo de trabalho para promoção da Certificação FSC junto dos pequenos proprietários, com a missão de delinear uma estratégia internacional a implementar até 2020.

Este Grupo, composto por representantes das regiões do mundo inteiro, iniciou os seus trabalhos em janeiro deste ano, com uma reunião presencial na sede do FSC Internacional, em Bona, na Alemanha, mantendo posteriormente reuniões mensais via internet.

A segunda e última reunião realizou-se em Lisboa, na sede da Ordem dos Engenheiros, tendo contado, para além dos membros do Grupo de Trabalho FSC, com representantes das principais partes interessadas a nível nacional, entre as quais o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros.

Saiba mais sobre este grupo e respetivo projeto aqui.