Região Sul e IAPMEI apresentam medidas de apoio e financiamento a empreendedores

28 de Janeiro de 2014 | Geral

Decorreu no passado dia 21 de janeiro, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, um Workshop sobre Apoio e Financiamento ao Desenvolvimento de Negócios, promovido pelo Conselho Diretivo da Região Sul em parceria com o IAPMEI. Quase uma centena de participantes assistiram às seis palestras que constituíam o programa da sessão, cuja abertura esteve a cargo do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, do Dr. André Março, em representação do IAPMEI, e dos Coordenadores dos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Civil e de Engenharia Química e Biológica, Engª Ângela Nunes e Eng. António Gonçalves da Silva, respetivamente.

A Drª Isabel Caetano (Diretora de Projetos da COTEC) deu início às apresentações com a descrição da abordagem da COTEC Portugal à dinamização do empreendedorismo e da inovação empresarial. Seguiram-se palestras cobrindo as diversas soluções de financiamento ao dispôr dos empreendedores que pretendam criar, adquirir ou desenvolver um negócio próprio, tendo sido abordadas nomeadamente as soluções propostas pelas empresas de capital de risco, de garantia mútua e business angels. Estes temas foram desenvolvidos pelos oradores , Dr. André Março (Diretor de Participadas e Instrumentos Financeiros do IAPMEI), Engº Epifânio da Franca (Presidente da Portugal Ventures), Engº. Duarte Mineiro (Administrador da Espírito Santo Ventures), Dr. Paulo Andrez ( Presidente da EBAN - European Trade Association for Business Angels) e Dr. José Fernando Figueiredo (Presidente da Associação Europeia de Garantias).

Após as apresentações, e enquanto decorria o debate geral no auditório, quatro técnicos do IAPMEI proporcionaram consultas de atendimento personalizado a 16 participantes que se tinham previamente inscrito para o efeito, e que tiveram assim a oportunidade de partilhar as suas ideias de negócio, ver esclarecidas as suas questões específicas e obter aconselhamento técnico especializado.

Consulte aqui as seguintes apresentações:
- Isabel Caetano, COTEC;
- André Março, IAPMEI;